Qual limite de pontos na CNH?
- Paula Capodalio
- 4 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Você sabia que dependendo da quantidade de multas acumuladas nos últimos 12 meses, o motorista poderá sofrer um processo de suspensão da CNH e perder temporariamente o direito de dirigir?
Cada infração cometida pelo condutor recebe uma pontuação, que varia de acordo com a gravidade da infração:
Leves = 3 pontos;
Médias = 4 pontos;
Graves = 5 pontos;
Gravíssimas = 7 pontos.
Sempre orientamos o condutor a consultar com frequência a CNH e ter conhecimento de quantos pontos possui na CNH, pois o excesso de pontos poderá dar causa a abertura de um processo de suspensão do direito de dirigir.
É importante conhecer a legislação de trânsito e saber o limite de pontos de cada condutor.
Dentro do período de 12 meses o limite de pontos será da seguinte forma::
Limite de 39 pontos: Nenhuma infração gravíssima;
Limite de 29 pontos: Se tiver 1 única infração gravíssima;
Limite de 19 pontos: Se tiver 2 ou mais infrações gravíssimas.
Porém, quando se tratar de motoristas profissionais (aqueles que Exercem Atividade Remunerada - EAR) terão um limite fixo de até 39 pontos na CNH, independente da gravidade da infração, ou seja, mesmo que o motorista tenha cometido algumas infrações gravíssimas continuará tendo limite de até 39 pontos.
Sempre recomendamos, em casos de excesso de pontos, a consulta de profissionais especializados na legislação de trânsito.
Estamos preparados para analisar o seu caso específico de pontuação na CNH, e encontrar as possibilidades jurídicas para defender o seu direito de dirigir.
Realizamos atendimentos presenciais no estado de São Paulo, região de Campinas em nosso escritório de advocacia. Ainda prestamos atendimento online por videoconferência em todo o Brasil.
Comments